Sobre Nós
Na década de 1990 existiu a necessidade de alargar horizontes para o escoamento dos produtos da empresa mãe José Tavares da Cunha.
Formando-se a Empresa GRANITOS DE PINHEL, LDA dedicando-se a criar novos produtos e divulgação do granito CINZA PINHEL, na altura ainda pouco divulgado.
Assim sendo em 2007 surge uma nova gerência, trazendo inovação, criatividade e empreendedorismo fazendo trabalhos cada vez mais personalizados e sempre apoiados por uma pedreira de CINZA PINHEL.
Um ano depois, em 2008, esta empresa representada por Carla Maria Milheiro Tavares, foi convidada pelo Jornal “A Nova Guarda” a participar num evento designado de “VI Gala Empresarial do distrito da Guarda: Prémios Estrela-Côa- 2008”.
Sendo a esta nova empresária atribuído o Prémio MULHER EMPRESÁRIA.
A partir daí, esta empresa tem vindo a evoluir, ao qual nos habituou.
A Pedreira
A Pedreira, situada em Freixedas, concelho de Pinhel, distrito da Guarda, designada “Às da Cruz”.
Extrai Granito Cinza Pinhel, sendo este composto por cristais de feldspato dispersos bem desenvolvidos e encraves biotíticos de tamanho variável.
Processo de transformação:
O processo utilizado pela Empresa para a extracção de Blocos de Granito, inicia-se com o corte em rochas de grandes dimensões através da utilização de fio diamantado. Esses cortes são efectuados na vertical. Seguidamente faz-se uma perfuração em linha horizontal, sendo essa perfuração eclodida através de explosivo (com o uso de cordão detonante).
Logo após o rebentamento, ocorre a libertação de uma massa granítica com dimensões entre as 700 e as 1000 toneladas.
Utilizando uma Perfuradora Hidráulica efectua-se a desagregação da massa granítica obtida inicialmente, em pequenas parcelas com cerca de 8m de altura, por 3m de largura e 9m de comprimento, sendo necessário dividir esta parcela da massa granítica inicial, usando para isso explosivo.
Estando esta parcela solta é utilizado um Tomba-Blocos (montado numa Escavadora Hidráulica com capacidade para 40 t), para que seja possível o derrube desta no solo.
Para que a parcela não seja fracturada é necessário uma preparação prévia do terreno, através da criação de uma espécie de almofada de terra com cerca de 80cm de altura.
Estando a parcela assente com a superfície maior no solo, inicia-se uma nova furação com a mesma perfuradora hidráulica, com o objectivo de se obterem blocos com dimensões aproximadas de 3m de comprimento, 1.5m de largura e 1.5m de altura.
No caso das medidas serem inferiores às requeridas, este material não é considerado conforme para Blocos, procedendo-se a uma rectificação nas medidas de forma a obter Semi-Blocos.